Entenda a diferença entre clima e tempo para o agronegócio

Entenda a diferença entre clima e tempo para o agronegócio

Publicado em: 16/04/2020

Toda manhã, ao acordar, muitos produtores rurais costumam olhar para o céu e dizer “o clima está propício para iniciar o plantio” ou “é melhor esperar, parece que o tempo vai mudar”.

Nestas pequenas frases, foram utilizados dois termos: clima e tempo. Mas, você sabia que a primeira frase está incorreta? O certo seria: “o tempo está propício para iniciar o plantio”.

Muitas pessoas costumam achar que clima e tempo são sinônimos, porém, elas têm um certo equívoco sobre o correto uso destes termos. Isso porque, na meteorologia, existe uma diferença bastante clara entre esses dois conceitos e essa diferença se baseia na escala temporal de cada termo.

Meteorologia

Você ainda está confuso? Então veja este texto e saiba qual é a real diferença entre clima e tempo nas relações meteorológicas ligadas ao agronegócio.

 

Meteorologia, Climatologia e Agrometeorologia: Estudo dos fenômenos da atmosfera

Para entendermos melhor qual é a diferença entre clima e tempo, é preciso aprofundar um pouco para conseguir diferenciar alguns termos de importância, são eles: Meteorologia, Climatologia e Agrometeorologia.

A meteorologia é o termo mais comum. Ela é definida como a ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos. Já a climatologia é responsável pelo estudo científico do clima.

O Meteorologista e o Climatologista têm metodologias de trabalho bastante distintas. O Meteorologista aplica leis da física clássica e técnicas matemáticas no estudo dos fenômenos atmosféricos, já o Climatologista utiliza técnicas estatísticas para inferir informações a respeito do clima.

Em resumo, é possível indicar que o Meteorologista estuda o tempo e o Climatologista estuda o clima.

A Agrometeorologia (ou Meteorologia Agrícola), por sua vez, realiza o estudo das condições atmosféricas e suas consequências no ambiente rural. No ambiente agrícola, a agrometeorologia é uma ferramenta de fundamental importância, dando respaldo para o planejamento e a tomada de decisões, seja na produção animal ou vegetal.

 

Mas afinal, qual a diferença entre tempo e clima?

Tomando como base os estudos de meteorologia e climatologia, é possível fazer uma distinção bastante clara entre tempo e clima.

Como já dissemos anteriormente, a principal diferença entre tempo e clima está na escala temporal desses eventos, ou seja, há uma clara diferença na duração de cada evento atmosférico.

Podemos também dizer que entre esses termos existe uma diferença verbal entre “ser” e “estar”, onde o clima “é” e o tempo “está”.

O que é tempo?

O tempo é representado pelo estado atmosférico momentâneo de um determinado local em determinado momento, ou seja, é o que pode ser observado em um local ou previsto em curto período.

Por relatar uma característica com ocorrência mais imediata, o tempo está sujeito a variações e pode durar poucas horas. Isso faz com que sua previsão seja passiva de erros.

Tempo Nublado

Os tipos de tempo são os que definimos como: quente, frio, seco, úmido, chuvoso, ensolarado, nublado, etc. Por exemplo: “O tempo hoje está ensolarado” ou “a previsão do tempo para amanhã é de chuva e trovoadas”.

Muitos são os fatores que interferem no tempo, tais como temperatura, chuva, umidade do ar, ventos e nuvens. Há também aqueles fatores que influenciam em alterações no tempo, caso da pluviosidade, umidade relativa do ar, radiação solar e sazonalidade.

E clima, o que é?

Diferentemente do tempo, que representa um espaço temporal reduzido, o clima é verificado por um longo período em uma determinada região.

Dessa forma, o clima é representado por um estudo climático feito por décadas, pelo menos 30 anos (normal climatológica), considerando elementos importantes e mais amplos, como: temperaturas, ventos, precipitações, pressão do ar, etc.

Por ser muito mais amplo, o clima abrange um maior número de dados quando comparado às condições do tempo para uma determinada área. Ele inclui considerações dos desvios em relação as médias, variabilidade, condições extremas e frequência de ocorrência de determinada condição de tempo.

Outra diferença bastante intensa entre clima e tempo é que as variações de clima são muito moderadas e perduram por dezenas, centenas ou até milhares de anos. Geralmente compreende também regiões mais amplas.

Os tipos de clima podem ser: tropical, subtropical, equatorial, desértico, árido, temperado, continental, polar, oceânico, mediterrâneo, etc.

O Brasil, por exemplo, tem, em grande parte do seu território, o clima tropical. Este é caracterizado por estações bem definidas, uma fria e mais seca (inverno) e outra quente e mais chuvosa (verão).

 

Tabela Clima x Tempo

Para explicar de uma forma muito mais clara quais são as diferenças entre clima e tempo, fizemos a tabela abaixo.

Tabela Clima x Tempo

Pela tabela e pelas informações obtidas no texto, um produtor agrícola já pode dizer, sem medo de errar, que: “A região está passando por dias e mais dias de chuva”, com ele se referindo ao tempo. Mas se ele disser “Na minha propriedade faz muito frio”, ele faz referência ao clima regional.

 

Meteorologia nas atividades agropecuárias

Por suas características, a meteorologia/climatologia e o agronegócio andam sempre lado a lado, afinal, chuva, sol, variações nas temperaturas e nos ventos são fatores que influenciam diretamente nas atividades agropecuárias.

Por meio dos estudos meteorológicos podemos prever o volume e o período das chuvas para programar manejos como o plantio e adubação, ou ainda a melhor época para a colheita.

Com estes estudos será possível também conhecer as condições climáticas de um determinado local, evitando assim fenômenos de geada, tão prejudiciais para muitas culturas.

A meteorologia também contribui com a pecuária, ajudando a prever a estação chuvosa que ajudará no desenvolvimento das pastagens ou produção de silagens. Também ajudará a proteger o gado em local com grande incidência de raios. Neste segundo caso vale pensar na possibilidade de colocar para-raios na fazenda.

Em resumo, o objetivo da meteorologia será o de antecipar as movimentações atmosféricas e as consequências que estas movimentações podem ter sobre as lavouras e culturas, permitindo que o produtor possa se adiantar aos riscos climáticos, casos de chuvas em demasia, possíveis ocorrências de enchentes, terremotos, veranicos, secas intensas, geadas e muitas outras situações.

 

Conclusões

Mesmo que pareçam ser termos parecidos, a diferença entre tempo e clima é bastante clara, onde o primeiro representa uma característica imediata: “Vai chover amanhã na fazenda” indica o tempo, já o clima refere-se à um estudo climático feito por décadas que indica a condição climática de uma região: “No Brasil tropical é calor e chove no verão, já o inverno é frio e seco!”.

Dessa forma, pode-se dizer que a maior diferença entre clima e tempo é a escala temporal, onde o primeiro representa dados de vários anos e décadas e o segundo indica informações de poucas horas ou dias.

Por fim, no âmbito do agronegócio, os estudos meteorológicos (no curto, médio e longo prazos) dão maior respaldo para tomadas de decisão mais assertivas, permitindo prever riscos climáticos e elevar a produtividade.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

meteorologia