O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo, com destaque para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia na cafeicultura do país.
Devido a grande importância do café no cenário agrícola, o produtor têm buscado cada vez mais o aumento do nível tecnológico da propriedade com o do uso de máquinas e implementos.
Nos processos que envolvem a produção da cafeicultura, a etapa da colheita tem extrema importância, pois envolve o maior número de operações e é responsável pelo maior custo de produção.
Qualquer erro na colheita do grão pode comprometer todo o trabalho feito até então. Isso porque a colheita é responsável pela qualidade do café colhido, envolve inúmeras operações e tem custo elevado. Para isso, o produtor deve ter um ter um planejamento muito bem feito.
Importância da colheita na cafeicultura
A colheita do café é uma operação complexa, ou seja, apresenta várias etapas.
Deve-se destacar que a colheita dos grãos de café é uma fase muito importante na cafeicultura e exige um adequado gerenciamento das operações.
A viabilidade da produção depende, dentre outros fatores, da redução dos custos da colheita.
A colheita do café é feita basicamente na forma de derriça no pano ou no chão e pode ser seletiva ou não.
Na colheita seletiva é possível evitar um grande número de frutos verdes e queda dos frutos no chão.
Uma colheita bem-feita reduz as perdas no campo!
Fatores que influenciam a colheita na cafeicultura
Recomenda-se colher quando a maioria dos frutos estiver cereja, com o máximo 20% de grãos verdes. Isso varia entre regiões e condições climáticas.
Para a utilização de máquinas e implementos agrícolas, é necessário fazer um levantamento da propriedade. Diversos fatores interferem nas escolhas máquinas e implementos que serão utilizados e podemos destacar alguns:
- Variedade das plantas (variedade de porte alto e variedade de porte baixo);
- Espaçamento entre plantas;
- Altura das plantas;
- Ponto de maturação dos frutos;
- Topografia - Inclinação e localização do terreno;
- Tamanhos dos carreadores;
- Clima;
- Investimento;
- Produção da lavoura.
Operações de colheita na cafeicultura
Arruação: é o processo em que ocorre a limpeza da copa das plantas afim de evitar que os grãos sejam perdidos ou deteriorados.
Derriça: é o principal processo da colheita da cafeicultura porque é o momento em que os grãos são retirados da planta de cafeeiro.
Trata-se de um processo que requer muito cuidado pois infere na qualidade do produto a ser comercializado e também na carga do próximo ano.
A derriça pode ocorrer de uma só vez ou pode ser dividida em etapas, que é também conhecida como derriça seletiva.
Varrição: é o processo que pode ocorrer antes, após e durante a derriça. Nesse processo, os frutos de café que caíram no chão são juntados. Também é importante para o controle da broca do café.
Recolhimento: o recolhimento dos grãos é feito a fim de evitar que se percam no terreno ou se deteriorem no chão.
Abanação: consiste na retirada das impurezas leves que se encontram junto com os grãos de café.
Tipos de colheita na cafeicultura
A colheita do café pode ser realizada de basicamente três maneiras: manual, semimecanizada e/ou mecanizada.
Colheita manual: é bastante utilizada por pequenos e médio produtores e/ou em áreas com alta declividade, o que dificulta ou impossibilita o uso de máquinas. Há elevada necessidade de mão de obra para exercer o trabalho. Possibilita a colheita seletiva.
Semimecanizada: a utilização de derriçadores portáteis juntamente com mão de obra para o manuseio do equipamento.
Mecanizada: faz-se da utilização de máquinas colhedoras automotrizes que possui seu motor próprio ou por colhedoras tracionadas por trator que são em seguida ventilados e ensacado na própria máquina ou despejados por tubulação em carretas através de sistemas hidráulicos e com varetas vibratórias.
Máquinas e implementos agrícolas utilizados na colheita da cafeicultura
Na colheita mecanizada do café é necessário que se faça um adequado planejamento desde o plantio, ou seja, no momento de implantação da lavoura pois, o porte da cultivar e espaçamento entre plantas influenciam na colheita.
No mercado, atualmente, há vários tipos de máquinas desenvolvidas para a etapa da colheita do fruto de café que podem ser destinadas a operações especificas ou conjugadas e usadas em terrenos com declividade de até 20%.
Para que a colheita mecanizada seja efetiva exige-se um alto investimento inicial que será amortizado no decorrer dos anos.
As máquinas e implementos que podem ser utilizados na colheita são:
- Arruadores sopradores: equipamento utilizado na arruação do cafeeiro. Tem como finalidade a raspagem e o nivelamento do terreno assim como pode ser usado para a etapa de varrição da lavoura.
- Derriçadores: podem ser portáteis, tracionadas e automotrizes. Para uma colheita bem-feita é imprescindível regular a velocidade da operação e a vibração das hastes ou varetas.
- Recolhedoras: São máquinas que fazem o recolhimento do café derriçado no chão ou no pano.
- Abanadoras: As abanadoras retiram pelo sistema de peneiras e ar, as folhas, gravetos, torrões e pedras que são recolhidas juntamente com os frutos de café.
- Colhedoras automotrizes: A derriça é feita por cilindros compostos por hastes. O café derriçado passa pelo processo de abanação e limpeza e é conduzido através de esteiras até o depósito que, posteriormente, é descarregado na carreta.
Conclusões
A colheita do café é uma etapa muito importante e a mecanização agrícola utilizada na cafeicultura facilita diversas etapas do processo produtivo do fruto de café.
No entanto, a escolha de máquina e do implemento a ser utilizado depende de vários fatores de cultivo, localização e investimento.
É necessário que a colheita seja o mais eficiente possível de modo a garantir o bom retorno financeiro para o produtor, rapidez e qualidade do produto final.
Para isso, recomenda-se dispor de um bom software de gestão agrícola.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.